Este Colégio foi fundado em 1991, com ensino de Educação Infantil, tendo como nome de “Escola A Turminha do Barulho”, situada na Rua Peru n.º 261, Jardim América, em uma casa alugada e adaptada para funcionar como uma escola.

Diante da necessidade de atender os alunos que concluíam a 1ª turma de  Educação Infantil e devido a procura de novas vagas, implantou-se, em 1994, o Ensino Fundamental gradativamente. Nesta época a Escola já possuía um prédio próprio, também na Rua Perú, n.º 276. Neste mesmo ano a pedagoga Rose Irene Alves vendeu sua cota de 50% da Escola para a professora Sivonei Aparecida Manchini Marujo e para a pedagoga Sandrisléia Manchini Jagnow.

O ano de 1998 foi de grandes mudanças para esta Escola. A necessidade que a cidade de Assis Chateaubriand sentia de uma escola particular que oferecesse turmas de 5º à 8º series do Ensino Fundamental, fez com que a Escola assumisse uma nova postura em relação aos seus alunos, passando a oferecer todas as séries do Ensino Fundamental, implantando gradativamente até o ano 2001, turmas de 5º à 8º séries, de acordo com a Resolução 364/98.

O nome “A Turminha do Barulho” já não condizia mais com o porte da Escola, houve então a necessidade da alteração do nome para “Escola Integração”, nome moderno e que representa a  Escola cujo  objetivo é: integrar o aluno  à sociedade moderna, a Escola à comunidade e a comunidade escolar ao mundo globalizado.

Ainda em 1998 a primeira sócia da Escola, a pedagoga Neide Cristina de Farias, vendeu sua cota de  50%  para a professora Dulcinéia Beatriz Barreira  e para a pedagoga Iracilda Lulu Minto. As atuais proprietárias adquiriram, então o prédio que pertencia à Escola Adventista, situado na Rua Independência, nº 334, fechada no ano de 1997. A Escola Integração passou a funcionar em um espaço mais apropriado para uma escola que cresce a cada ano. Com a conclusão da primeira turma de 8ª série do Ensino Fundamental no ano de 2001, a Escola  ampliou seus cursos oferecendo a 1ª série do Ensino Médio, autorizado a funcionar através da Resolução nº 3169/2001, passando a designar-se “Colégio Integração”.

Este Colégio vem buscando formar cidadãos que desempenhem seu papel ativo na construção do conhecimento, trabalhando assim com atividades que favoreçam a aprendizagem significativa.