Considerando a Educação Infantil como a primeira etapa da Educação Básica, cuja finalidade é o desenvolvimento integral da criança até os cinco anos de idade, procuramos desenvolver competências e habilidades dentro do contexto social, ambiental, cultural e as interações nas práticas sociais.
Respeitando o Referencial Curricular Nacional o Colégio Integração segue os seguintes princípios:
- Respeito à dignidade e os direitos das crianças, consideras nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, etc.
- Direito das crianças de brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil.
- Acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, aos afetos, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética.
- Socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais.
- Aprendizagem desenvolvida a partir da problematização de situações contextualizadas, levando em conta a visão de mundo da criança.
- Saber reflexivo, construído mediante permanente problematização da realidade e busca de soluções, produzindo conhecimento cada vez mais significativo.
A apropriação de conhecimentos pela criança é possível desde o início de seu desenvolvimento, acontecendo nas e pelas interações sociais nas quais ela se insere. O material utilizado reconhece a capacidade de elaboração,
acerca de si e do conhecimento de mundo, por parte das crianças de três a cinco anos e dispõe, no material do Aluno, atividades e conhecimentos que visam a contribuir para sua inserção social e educacional mais ampla.
O material didático da Educação Infantil está organizado por Unidades de Trabalho, pois se entende que elas possibilitam um manejo integrado entre as diferentes áreas de conhecimento e articulado pelas intervenções pedagógicas do professor.